Buscapé


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Liberando memória


Quando o computador recebe comandos para executar aplicativos no windows, junto com os aplicativos são abertas bibliotecas adicionais, que são arquivos no formato DLL, muitos desses arquivos ainda ficam na memória quando o aplicativo foi fechado, pelo fato de ficarem na memória, menos quantidade de memória fica disponível para os aplicativos que serão executados, isso torna o computador lento.
A lentidão acontece porque ao invés de ter as instruções diretamente na memória RAM, uma vez que as informações contidas nos arquivos DLL já foram lidas quando o programa foi iniciado, o computador grava no diretório temporário do windows, e quando as informações se tornam necessárias, o aplicativo volta a ler as informações no disco, que é lento, e torna a execução do programa lento.
Mas se for alterada a chave de registro com comando para o computador “sempre descarregar DLL” e com elimina qualquer informação relacionada ao programa fechado da memória, a cada programa executado, a memória estará disponível para o aplicativo atual em execução.
Se você não tem prática com computador e suas configurações, para a leitura por aqui, pois o que será descrito a seguir é mexer no registro do windows, qualquer “bola fora” pode fazer com que o windows deixe de funcionar.
Para alterar a chave do registro para liberar memória cada vez que um programa for fechado, clique no menu Iniciar e localize e clique em executar.

Aparece a opção de abrir um aplicativo, digite “regedit” e tecle ENTER.
Uma nova janela ira aparecer, esta é a janela que contém os registros do windows e controla tudo que acontece no computador, desde os programas que são iniciados automaticamente quando a tela gráfica do windows é mostrada, suas preferências, os aplicativos que você mais vezes executa, enfim, tudo mesmo está nessa janela.
É preciso informar novamente que é arriscado mexer em coisas que não sabe o que vai acontecer depois, por isso, caso não saiba o que está fazendo, não altere nenhuma das configurações, vá tomar um suco, e depois quem sabe possa estar mais tranquilo e conhecedor do assunto e possa executar esse procedimento.
Sabe o que está fazendo e está tranquilo? Então navegue até na seguinte entrada de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer

Clique com o botão direito do mouse em EXPLORER e clique em NOVO, dê um nome para a nova pasta e depois na janela ao lado clique duas vezes em CHAVE DE REGISTRO, uma nova janela se abre e na linha debaixo que está em branco ou em zero, altere para 1.
Pronto, reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, e você vai notar a diferença.